segunda-feira, 13 de maio de 2013

British officer - Battle of Bussaco, Portugal 27th September 1810


Olá!
Esta pequena figura representa um oficial Britânico do 52th regimento de infantaria ligeira (Oxfordshire), presença assídua na maioria das batalhas travadas na guerra Peninsular.
Este regimento chegou a Portugal em Agosto de 1808 e conjuntamente com outros regimentos ficaram posicionados na vila do Vimieiro, vila em que viriam a ter o seu baptismo de fogo (batalha do Vimieiro).
Na batalha do Buçaco esta divisão teve como reforço a 1ª divisão de caçadores Portugueses e também quatro companhias do 95th regimento sob comando do Tenente Coronel Barclay.
Esta divisão ligeira foi comandada por Arthur Wesley e pelo General Robert Craufurd tendo infligido elevadas baixas ao exército Francês (1200) contra apenas 120 do lado aliado.


Hoje a Mata nacional do Buçaco é uma área protegida e está inserida numa região idílica no centro de Portugal e é também património histórico, religioso e militar.
Dentro da mata do Buçaco, temos um hotel de luxo e o convento de Santa cruz do Buçaco, fundado em 1628 pela ordem religiosa das Carmelitas descalças ordem religiosa que começou a plantar toda a zona no primeiro quarto do século XVII.
No interior deste convento podemos ver o quarto onde Wellington pernoitou na noite antes da batalha.


A mata Nacional do Buçaco foi muitas vezes local de encontro no passado dos dois ditadores Ibéricos, Francisco Franco e Oliveira Salazar e também local de veraneio de muitas pessoas ilustres.
Algo que soube à cerca de um ano é que no local está-se a proceder à recuperação da via sacra, construída pela ordem religiosa das Carmelitas descalças e que é uma cópia da via sacra da cidade de Jerusalém.
Esta obra quando concluída irá certamente fazer a delícia dos devotos e será um marco importante para o turismo religioso da região.


Na área envolvente ao local podemos ver a zona da batalha o monumento à mesma e o posto de comando do General Craufurd, o moinho do Sula, ainda intacto e com uma vista deslumbrante por toda a área envolvente.
Muito perto do local a cerca de 2km, temos umas das melhores zonas termais de Portugal, as termas do Luso, outra zona idílica onde se pode desfrutar de boa comida e da hospitalidade das suas gentes.
Por todos estes motivos esta é sem dúvida uma zona que todos deveriam visitar.
Espero que gostem!

Desfrutem....

2 comentários: