Olá!
Esta pequena figura representa um oficial Britânico do 52th regimento de infantaria ligeira (Oxfordshire), presença assídua na maioria das batalhas travadas na guerra Peninsular.
Este regimento chegou a Portugal em Agosto de 1808 e conjuntamente com outros regimentos ficaram posicionados na vila do Vimieiro, vila em que viriam a ter o seu baptismo de fogo (batalha do Vimieiro).
Na batalha do Buçaco esta divisão teve como reforço a 1ª divisão de caçadores Portugueses e também quatro companhias do 95th regimento sob comando do Tenente Coronel Barclay.
Esta divisão ligeira foi comandada por Arthur Wesley e pelo General Robert Craufurd tendo infligido elevadas baixas ao exército Francês (1200) contra apenas 120 do lado aliado.
Hoje a Mata nacional do Buçaco é uma área protegida e está inserida numa região idílica no centro de Portugal e é também património histórico, religioso e militar.
Dentro da mata do Buçaco, temos um hotel de luxo e o convento de Santa cruz do Buçaco, fundado em 1628 pela ordem religiosa das Carmelitas descalças ordem religiosa que começou a plantar toda a zona no primeiro quarto do século XVII.
No interior deste convento podemos ver o quarto onde Wellington pernoitou na noite antes da batalha.
A mata Nacional do Buçaco foi muitas vezes local de encontro no passado dos dois ditadores Ibéricos, Francisco Franco e Oliveira Salazar e também local de veraneio de muitas pessoas ilustres.
Algo que soube à cerca de um ano é que no local está-se a proceder à recuperação da via sacra, construída pela ordem religiosa das Carmelitas descalças e que é uma cópia da via sacra da cidade de Jerusalém.
Esta obra quando concluída irá certamente fazer a delícia dos devotos e será um marco importante para o turismo religioso da região.
Na área envolvente ao local podemos ver a zona da batalha o monumento à mesma e o posto de comando do General Craufurd, o moinho do Sula, ainda intacto e com uma vista deslumbrante por toda a área envolvente.
Muito perto do local a cerca de 2km, temos umas das melhores zonas termais de Portugal, as termas do Luso, outra zona idílica onde se pode desfrutar de boa comida e da hospitalidade das suas gentes.
Por todos estes motivos esta é sem dúvida uma zona que todos deveriam visitar.
Espero que gostem!
Desfrutem....
Great work Sir
ResponderEliminarCheers .
Thank you sir!
ResponderEliminarAll the best.