A legião Portuguesa foi uma força militar constituída pela elite do exército Português da altura e que se mobilizou quando da ocupação de Portugal pelo exército Francês então comandado por Junot, decorriam os anos de 1807 / 1808.
A legião Portuguesa serviu o imperador de França em batalhas na Aústria, Alemanha e Rússia sofrendo pesadas baixas em combate. Este corpo era altamente considerado e estimado no seio do exército Francês pela sua galhardia em combate tendo por esses feitos grandes admiradores, entre eles: o marechal Ney e o próprio Napoleão Bonaparte que por feitos que só homens valorosos granjeiam e como prova do seu afecto à legião ordenou a estes que durante um dia ficassem de guarda à sua residência oficial - HONRA nunca antes dada a nenhum corpo estrangeiro.
Como referi acima os Portugueses eram muito estimados no seio do Grande Armée, importa por isso mencionar uma nota importante no decurso da catastrófica retirada da Rússia em 1812:
"passando Bonaparte a cavalo junto das tropas de Ney, e reparando que eram os Portugueses que marchavam na testa da coluna, não sendo costume entre os franceses dar aquele lugar a estrangeiros, fez a este respeito uma observação ao marechal, ao que este respondeu: sim, Senhor, os Portugueses são os nossos guias, e os que os seguirem não se hão-de desviar nunca do caminho da honra".
Esta figura originalmente pertence ao catálogo da marca Italiana Romeo Models e foi modificada no intuito de a converter para um soldado Português.
Das alterações levadas a cabo, a mais significativa foi sem dúvida a escultura da barretina Portuguesa que me deu muitas horas de trabalho para conseguir chegar a um resultado que me satisfizesse para então prosseguir com as restantes alterações.
Agradeço ao meu amigo Manuel Ribeiro Rodrigues a amabilidade a boa conversa e a sua enorme sapiência na ajuda que me deu na conversão desta figura. Obrigado amigo RR!
Desfrutem!