terça-feira, 21 de outubro de 2014

Sodat de Plom 2014, Girona Spain


Olá!
Regressei ontem da minha primeira edição do Soldat de Plom. Soube da existência deste concurso internacional há alguns anos numa conversa com o meu amigo Fernando Pires que me disse que era um dos melhores concursos de figuras do mundo.
Neste último fim de semana em que andei por Girona conheci pessoas incríveis, entre muitos, destaco Pere Masferrer e sua família. Como sabem, este cavalheiro dispensa apresentações, além de ser o proprietário de uma das marcas mais conceituadas de figuras a nível mundial, a Art Girona é também membro da associação El baluard que para além de anualmente organizar o Soldat de Plom organizou a World Expo no passado ano de 2008 onde acorreram a Girona mais de 6000 peças a concurso de artistas de mais de 52 países.
Como o fiz pessoalmente, hoje agradeço publicamente a Pere Masferrer e a sua encantadora esposa e filho pela simpatia e hospitalidade com que nos receberam na sua loja e oficina onde tive a sorte de conhecer as obras de artistas que admiro bem como uma explicação muito elucidativa de todo o processo de fabricação desta figuras em metal.
Em Girona senti-me em casa, senti que para estas pessoas o mais importante não é o "status" de alguém ou coisa, mas sim, valores como a humildade, cortesia e as relações humanas, ingredientes que me personificam como ser humano e que também encontrei nestas e noutras pessoas que sempre admirei e continuarei a admirar.
Quero voltar a agradecer a Pere Masferrer pelas agradáveis conversas e momentos que jamais esquecerei. 
Aproveito também para agradecer à associação El baluard de Girona pela magnífica organização deste brilhante concurso e às seguintes pessoas que tive o prazer de conversar: Marcel, Rodrigo, Alexandre Nascimento, Roman Navarro, Miguel Felipe Carrascal, Paco Ruiz, Jesus Gamarra, Alfonso Prado, Antonio Zapatero, Andrea lotti, Adriano Laruccia, Fernando Ruiz, Eduardo Perez Delgado e Jean Leandre Alemany e esposa.
Um abraço especial ao meu companheiro de viagem Fernando Calisto pela agradável companhia.

Do meu display a concurso tive duas peças premiadas, a primeira com o Prémio Pegaso Models: gladiador Murmillo da marca Russa Mercury models


a segunda peça (Elan13/Hornet) que podem ver abaixo recebeu medalha de ouro.


Estou muito feliz por estes prémios mas estou mais ainda pelas pessoas que conheci e que com elas passei momentos que jamais irei esquecer.


FOTOS NÃO EDITADAS DO CONCURSO SOLDAT DE PLOM 2014










































































































Desfrutem!!!