segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Sgt.Elias fleshtones SBS

Esquema de cores

Olá!
Resolvi fazer um tutorial da pintura da pele da figura da Bravo6.
O processo é bem simples; porém, a pintura base da pele deve ser efectuada com pelo menos 2 a 3 passagens de tinta diluída em água, devendo a mesma secar bem passagem após passagem.
Um erro comum de muitos iniciantes é a não diluição da pintura cujo resultado será catastrófico, pois o empastamento da tinta irá esconder os detalhes da figura e assim arruinar todo um projecto.
Mas qual é a diluição certa?
Os acrílicos devem ser diluídos em água; todavia pode-se usar também o thinner recomendado pelo fabricante das tintas que se está a utilizar. 
Eu diluo a tinta da seguinte forma:

  • a diluição:
  1. da pintura base da pele é feita com 2 partes de água para 2 partes de tinta;
  2. nas luzes, 5 partes de água para 2 de tinta;
  3. nas sombras, 7 partes de água para 2 de tinta.
Cada um de vocês deverá procurar a melhor forma e a que mais se ajusta à vossa técnica de pintura, devendo ter em linha de conta, que a pintura tanto nas luzes como nas sombras deverá ter uma diluição que se assemelhe à consistência do leite, penso que é essa a parte mais importante do segredo da diluição dos acrílicos.

Em que zonas se deve aplicar as luzes e sombras?
Bom isso é a parte mais fácil, as luzes como podem verificar na foto são aplicadas nas partes da face que estão mais expostas à luz ou que incide mais luz, como por exemplo: a ponta do nariz, nos ossos malares,  na zona do queixo etc...
Já as sombras deverão ser aplicadas nas zonas em que a cara recebe menos luz, caso das olheiras, entre o lábio inferior e o queixo, dentro das orelhas, entre o lábio superior e o nariz, partes laterais do nariz, parte da face abaixo dos ossos malares e até aos maxilares a denominada zona da (5 o´clock shadow) etc...
Retomarei a pintura logo que me seja possível fotografando todos os passos dados e respectivas explicações dos mesmos.

Figura com a pintura base e as primeiras luzes


Espero que tudo o que escrevi tenha alguma utilidade.
Estou à vossa disposição para o esclarecimento de alguma dúvida que vos surja.
Desfrutem!

Sem comentários:

Enviar um comentário