terça-feira, 12 de junho de 2012

1:35 Vietnam Jungle in progress...


Antes que a inspiração se desvaneça, inicio mais um projecto para a minha futura figura. Desta vez irei abordar a sangrenta guerra do Vietname travada entre 1955 / 1975, numa primeira fase com os Franceses e posteriormente entre 1965 até 1975 com os Norte Americanos e seus aliados.
Em 1965 o governo dos Estados unidos da América envia o primeiro contingente de tropas para aquele país do sudeste asiático tendo como grande prioridade a ajuda ao povo do Vietname do sul incapaz de conter o movimento insurgente dos vizinhos comunistas do norte e os seus aliados da frente de libertação do Vietname, vulgarmente conhecida como FNL. Embora com poderio económico e bélico superior, os Americanos, falharam naquilo a que se propuseram desde a sua entrada no conflito, tornar a república do Vietname pró Americana e livrar o país das garras do comunismo.
Desde a minha adolescência que me interesso bastante sobre este conflito, muito por influência de filmes como Full metal Jacket e Platoon, este sem dúvida o grande responsável pela abordagem sobre esta guerra vivida por um pelotão de homens que diariamente luta contra um inimigo letal e também contra si mesmos, naquele que sem dúvida foi um dos capítulos mais negros da historia da humanidade do século passado.
Este trabalho é dedicado a todos aqueles que lutaram e morreram na guerra do Vietnam.
Fiquem atentos!