domingo, 31 de outubro de 2010

Weathering...



...estas 3 fotos representam passo a passo o processo de envelhecimento do Wedgie.
Na primeira, os óleos para efectuar o fading (processo de detrioração da pintura do veículo pelos agentes da natureza). A técnica consiste em colocar nas partes mais expostas a esse tipo de "erosão" pequenas quantidades de tinta de óleo, e antes que a mesma seque, com um pincel plano molhado com Sansodor da Winson&Newton espalha-se a tinta de cima para baixo até que a cor se altere e não fique tão monocromática.



Nesta segunda foto, já se pode ver o efeito do Fading e os chamado chipping (ferrugem na pintura), efectuado com Chocolate Brown da Model Color.
A tinta do lado esquerdo, é para imitar o efeito da madeira, e a tinta de óleo (Burnt Umber), foi utilizada para os Washes que servem para representar sujidade misturada com resíduos de óleo e sujidade geral...



Por fim, as caterpillar tracks, utilizo sempre estas 3 tintas da Tamiya aplicando posteriormente o pigmento Mig para dar efeito de ferrugem.
Após este processo simples, passa-se um lápis metalizado nas partes mais expostas para simular o desgaste do metal devido ao atrito das mesmas com o solo.
Nota: a quantidade de Gun Metal X10 deve ser apenas de 10% mais ou menos.

Desfrutem!

2 comentários:

  1. Descobri hoje este blog através do forum planetfigure, muito bom, excelentes trabalhos. Os meus parabéns de um simples modelista que não sendo da mesma área aprecia e muito todos os trabalhos deste maravilhoso hobby.
    Domingos

    ResponderEliminar
  2. Domingos, muito obrigado pelo interesse neste espaço.
    Abraço,
    Pedro

    ResponderEliminar