quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Dtoys - Deutsches Afrika Corps - 10th Panzer Division, Tunisia 1943


A 10th divisão Panzer Alemã foi formada em Praga em 1939. Na invasão da Polónia em Setembro desse ano, foi destacada para o grupo de exércitos do norte mas ficou em situação de reserva.
Em 1940, participou na batalha de França e posteriormente na invasão da Rússia, a Operação Barbarossa, em Junho de 1941, onde sofreu pesadas baixas em combate.
Depois da sua participação na operação Barbarossa, foi enviada para França onde reagrupou e serviu como unidade de reserva estratégica para uma hipotética invasão aliada.
Decorria o ano de 1942, a divisão foi enviada para a Tunísia para se juntar ao mítico corpo expedicionário do Deutsches Afrika Coprs, comandados pela famosa raposa do deserto, o Marechal de Campo Erwin Rommel, que estava em Africa desde Fevereiro de 1941 para ajudar o 8th exército Italiano que tinha sofrido uma contra ofensiva Britânica e estava a perder espaço vital para os Ingleses.
Esta divisão blindada causou altíssimas baixas ao "verde" exército Americano na Batalha de Kasserine Pass.
A 10th divisão Panzer rendeu-se em Maio de 1943 e não mais durante a segunda guerra mundial seria novamente formada.
Um dos seus notáveis comandantes, Claus Von Stauffenberg, um ano depois, foi um dos oficiais Alemães que conspirou, preparou e executou o plano para matar o Führer a Operação Valquíria.
Espero que tenham gostado!
Agradeço-vos o interesse neste blog.
Saúde!
Pedro.