terça-feira, 28 de julho de 2009

3rd Panzer Division - DON SECTOR - Russia, July 1942



Este diorama mostra um comandante de um blindado da 3ª divisão panzer a receber uma indicação de um soldado no “DON SECTOR” em Julho de 1942.
Para reproduzir o ambiente das estepes Russas, observei algumas fotos e trabalhos de outros modelistas, nomeadamente um trabalho que saiu na edição da EuroModelismo 138, que me inspirou profundamente.
A 3ª divisão panzer foi formada em 1935, tendo lutado na Invasão da Polónia e da França. Nestas duas invasões perdeu muitas das suas unidades de combate, que tiveram de ser substituídas a tempo para a invasão da União soviética em 22 de Junho de 1941, “Operação Barbarossa”.
Esta divisão combateu no sector central da frente leste, tendo posteriormente sido transferida para o sector sul em Março de 1942, para ser integrada no avanço alemão no Caúcaso.
Mais tarde lutou em Kharkov e na zona do rio Dnieper, antes de retirar para a Ucrania e depois para a Polónia dado o avanço sem precedentes do heróico exército vermelho.
Também lutou na Hungria até Abril de 1945, até ser transferida para a Aústria onde se rendeu ao exército Norte Americano.
Nota: O texto na sua génese foi retirado do site clique aqui! tendo posteriormente sido adaptado por mim neste blog.
Obrigado a todos pelo interesse neste espaço, esperando regressar em breve com novos trabalhos.
Até breve!